A mentalidade, ou mindset, é um tema muito importante no desenvolvimento das crianças e adolescentes, pois pode mudar a vida de um indivíduo ao ensinar que podemos conquistar nossos objetivos através do nosso esforço. Por isso, é fundamental desenvolver o mindset de crescimento desde a infância. 

E é sobre esse tema que vamos falar hoje! 

Desistir antes da hora ou ficar pensando que nunca vamos ter sucesso são coisas que não cabem no mindset de crescimento, que defende a importância de acreditar que somos capazes de desenvolver e melhorar as nossas qualidades através do nosso empenho.

Mindset de crescimento x mentalidade fixa

  • Mentalidade fixa: 

Se acreditamos que as nossas qualidades e habilidades têm um caráter estático e que o talento é algo inato, temos uma “mentalidade fixa”.

  • Mentalidade de crescimento

Já se acreditarmos que as nossas características podem ser desenvolvidas, assim como o talento, possuímos o que é definido de ‘mentalidade de crescimento’.

Segundo a psicóloga e autora do livro Mindset, Carol Dweck, as pessoas que têm uma mentalidade de crescimento são aquelas que acreditam que suas habilidades básicas podem ser desenvolvidas por meio da dedicação e do trabalho árduo.

Para Dweck, o nosso cérebro e o nosso talento são apenas o ponto de partida. Dessa forma, desenvolvemos o desejo de aprender a aprender, que é algo fundamental para continuar melhorando.

Efeitos de promover a mentalidade de crescimento

Ensinar o mindset de crescimento significa promover a produtividade e a motivação em todas as áreas de nossas vidas.

Assim, as crianças que apresentam a mentalidade de crescimento têm a oportunidade de desenvolver seus relacionamentos e aprendem a lidar com as críticas. Graças a essa atitude, elas aprendem com suas experiências e se esforçam para adotar estratégias que possam ajudar a melhorar o que estiver incorreto.

Isso implica dizer que, mesmo se cometerem erros, saberão que através do esforço será possível encontrar uma forma de melhorar.

Dicas para desenvolver o mindset de crescimento em crianças e adolescente

  • Ensine as crianças que a força está em saber como enfrentar os desafios, não em evitá-los. 
  • Ajude-os a entender que não importa se eles falharem, pois o fato de tentarem já é um passo plausível. 
  • Se a criança tiver problema com algum colega de classe, por exemplo, incentive-a a iniciar uma conversa ao invés de deixar isso passar.
  • Incentive os pequenos a serem persistentes e observar o sucesso dos outros como inspiração. 
  • Compreenda as dificuldades da criança e tenha um diálogo de apoio. Por exemplo, se o seu filho tiver dificuldade em matemática, diga que é uma matéria que exige muito esforço e que ele não é o problema.
  • Mostre que as críticas podem ser úteis e construtivas.

Carol Dweck ressalta que todos nós temos as duas mentalidades e que podemos mudar de uma para a outra de acordo com o momento. 

Por isso, é fundamental promover o mindset de crescimento desde a infância. Dessa forma, as crianças vão assimilar gradualmente que os desafios e obstáculos fazem parte do aprendizado e que elas também precisam deles para crescer e melhorar.

O nosso desafio está em ajudar as crianças a verem as vantagens e as formas que podem ser aplicadas às suas vidas e relacionamentos. Você está conosco nessa missão? Para conhecer mais sobre o tema e aprofundar seus conhecimentos em educação socioemocional, conheça a nossa plataforma CEOkids Academy e desenvolva habilidades e competências para construir um futuro extraordinário.

Para mais dicas e conteúdos sobre educação socioemocional, continue acompanhando o nosso blog! Temos artigos novos toda semana!

Iniciar WhatsApp!
1
Fale um de nossos especialistas!
Olá, estou visitando o site da CEOKids Brazil e gostaria de mais informações sobre a empresa.