Muitas pessoas acreditam que o sucesso não depende apenas de ter talentos ou habilidades. Para elas, o importante é saber ativar o mindset de crescimento. Mas você sabe como fazer isso? Pensando em te ajudar a descobrir a resposta para essa questão, preparamos um conteúdo muito interessante para mudar a rota da sua vida.

Identificando a frequência do pensamento

Para saber se a sua mente está na frequência do mindset fixo ou de crescimento é preciso entender em qual grupo você se encaixa: 

1. Acredita que as habilidades não mudam e não alteram a rota da nossa vida.

2. Acredita que as habilidades podem ser desenvolvidas e auxiliar na construção de uma jornada de sucesso.

A importância das crenças

Crenças são valores passados de geração em geração desde a infância. Elas estão ligadas ao tipo de educação que recebemos e são definidas pelos pais com o objetivo de proteger seus filhos. No entanto, muitas dessas crenças podem ser limitantes, impedindo o crescimento na vida adulta. 

Caso você faça parte do segundo grupo, citado acima, é necessário entender algumas questões que podem estar travando o seu crescimento: 

  • Existe poder nas crenças pessoais?
  • Como uma simples crença a respeito de si mesmo pode orientar a sua vida?
  • Podemos ter ou não consciência dessas crenças?

Diante disso, compreendemos que o mindset define nossa relação com o trabalho e com as pessoas, por isso é fundamental aprender a ativá-lo.

Códigos para mindset de crescimento

1º Código: Pensamento rígido não beneficia ninguém

  • Você acredita que sua inteligência pode ser modificada?
  • Você pode mudar certas características de sua personalidade?
  • Até quando permitiremos que diversas áreas da nossa vida permaneçam em estados rígidos?

Apenas talentos e habilidades não são suficientes para que uma pessoa consiga mudar a rota da sua vida. Por isso, é necessário ativar o mindset de crescimento para mudar a rota de sua vida. Afinal, o mindset certo ajudará a superar desafios e alcançar os objetivos pessoais e profissionais.

Existem dois tipos de mindset: o fixo (com pensamentos limitadores) e o de crescimento (com pensamentos libertadores). Pensando nisso, propomos um exercício: 

Lembre-se das vezes que outras pessoas fizeram algo e você achou que elas eram mais inteligentes ou talentosas. Agora pense que elas só tiveram melhores estratégias, aprenderam mais com o esforço próprio e praticaram com mais afinco, conseguindo ultrapassar mais obstáculos. Você também pode fazer isso se quiser!Quando diz: “- Eu não consigo”, você está se desconectando da sua inteligência. Da próxima vez que se vir numa situação dessas, adote o mindset de crescimento: foque em aprender a se aperfeiçoar.

2º Código: Liberte o seu potencial e seus filhos serão beneficiados

Cada ato de um pai ou de uma mãe envia uma mensagem. Por isso, evite adotar um tom rígido, pois isso pode fazer com que as crianças não descubram a alegria de celebrar conquistas ainda na infância e adotem essa forma de falar com os outros.  

Além disso, lembre-se de que elogiar o talento ou a inteligência envia uma mensagem de mindset fixo. Isso acontece porque, ainda que pareça um elogio, os rótulos podem travar a vida de seu filho. Escolha elogiar as escolhas e o esforço do jovem.

Dicas de mindset de crescimento para educadores

O mindset de crescimento auxilia a estabelecer padrões elevados, por isso é essencial que o educador busque formas de apresentar a matéria numa estrutura construtiva, dando aos alunos informações sobre o processo.

Confira a seguir algumas dicas que podem te ajudar a ativar seu mindset para mudar o rumo da sua vida e auxiliar crianças e adolescentes a avançar e aprender. 

  • Compreenda e admita que todos temos um pouco de mindset fixo.
  • Analise o que aconteceu para que você convocasse sua persona com mindset fixo.
  • Dê um nome à sua persona com mindset fixo.
  • Agora que você compreende seus gatilhos e está ciente da sua persona com mindset fixo e do que ela faz com você, eduque-a para que ela possa seguir a jornada com você.

Já parou para pensar quantas vezes você não celebrou sucesso na infância? Isso aconteceu pelo simples fato de ter escutado: VOCÊ NÃO FEZ MAIS QUE SUA OBRIGAÇÃO! Mas, e agora: o que você fará para mudar a rota da sua vida? Escreva suas ações e determine quando começará.

Gostou deste conteúdo? Então acompanhe o nosso blog para mais artigos de desenvolvimento pessoal e inteligência emocional. Tem alguma sugestão? Deixe um comentário abaixo ou no nosso perfil no Instagram e no Facebook.

Iniciar WhatsApp!
1
Fale um de nossos especialistas!
Olá, estou visitando o site da CEOKids Brazil e gostaria de mais informações sobre a empresa.