Atividades artísticas no desenvolvimento infantil: entenda a importância

As crianças costumam apresentar, de forma bastante natural, um grande desejo pela arte, seja por meio de desenhos, pinturas, dança ou música. Esse fazer artístico atua em diversas habilidades, aguçando a percepção dos cinco sentidos e estimulando a curiosidade pela escrita. Por isso, cada vez mais está sendo abordada a importância das atividades artísticas no desenvolvimento infantil.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo muito especial sobre este tema e explicamos porque adotar essas práticas em casa.

O papel das atividades artísticas no desenvolvimento infantil

Os primeiros seres humanos já registravam desenhos em cavernas antes mesmo de desenvolverem a fala. Era através desses rabiscos que eles manifestavam a sua impressão do mundo. 

Trazendo essa questão para os dias de hoje, sabemos que, ao desenhar, os movimentos feitos com o lápis, o giz de cera ou o pincel treinam habilidades que serão necessárias para a escrita.

Sobre isso, a professora de arte-educação Elisa Cordeiro destaca que as artes oferecem ao aluno a possibilidade de criar estruturas de pensamento. Assim, ela ressalta a importância de o professor saber que não se trata apenas do desenho pelo desenho, mas que ele é uma ferramenta de expressão e compreensão de mundo.

Por que incentivar as atividades artísticas em casa?

A prática artística favorece o reconhecimento que a criança tem de si em relação aos outros. Desta forma, a escolha dos formatos, tamanhos e cores nos desenhos indicam que as informações vêm sendo absorvidas e interpretadas pelos cinco sentidos.

Outro aspecto importante é que a sensibilidade e a capacidade de organização são aguçadas quando a criança cria um personagem com determinadas características. Isso acontece porque ela reflete o outro na sua identificação com o mundo que a cerca. 

Quando as crianças rabiscam um papel, elas estão exercitando habilidades que vão contribuir para a aprendizagem formal mais tarde. Por isso, é importante oferecer diversos materiais, com diferentes cores e texturas, para que a criança possa criar, se expressar e se entender como ser humano.

Vantagens  das atividades artísticas no desenvolvimento infantil

  • Ajuda no desenvolvimento da criatividade;
  • Auxilia na expressão de emoções, desenvolvimento cognitivo e desempenho mental;
  • Estimula os cinco sentidos e a consciência corporal.

Assim, pode-se dizer que a arte está presente em todas as manifestações que o homem realiza. Afinal, até nas primeiras imagens ele teve que partir de um olhar.

Gostou desse texto? Deixe um comentário com suas dúvidas ou sugestões e leia mais conteúdos fundamentais sobre educação emocional em nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *